Dia Mundial do Rim reforça combate à obesidade como de prevenção de doenças renais

Publicado em 06 de março de 2017 por Allãn Passos.

Doença renal e obesidade, estilo de vida saudável para rins saudáveis. Este é o tema do Dia Mundial do Rim que em 2017 será celebrado no dia 9 de Março, mesmo dia em que é comemorado o Dia do Nefrologista. O tema lembra como pequenos hábitos diários podem aumentar nossa qualidade de vida cuida em especial da prevenção de doenças nos rins e no sistema nefrológico.

Para alertar para a necessidade da prevenção deste tipo doença, muitas vezes silenciosa em seu início e que pode afetar pessoas de diferentes idades e perfis. Estima-se que 10% da população mundial é afetada por algum tipo de doença renal crônica (DRC) e a obesidade é um dos fatores que mais contribui para o desenvolvimento deste tipo de enfermidade.

O presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, Dr. Daniel Calazans, ressalta que o diagnóstico tardio é um grande dificultador do tratamento. “No Brasil, a maior parte dos diagnósticos já é dado na etapa final da DRC, o que dificulta o manejo e a reversão do quadro do paciente”, explica. Além da obesidade, outros fatores como hipertensão, diabetes e o envelhecimento da população ajudam a mais que dobrar o número de pacientes em hemodiálise no país nos últimos 15 anos.

Mudança de hábitos = Prevenção

Doença renal crônica (DRC) é a perda progressiva da função dos dois rins. Quando os rins falham e tem sua capacidade funcional comprometida, originando a insuficiência renal, as impurezas não são retiradas do sangue e órgãos vitais do nosso corpo como coração, pulmões, músculos e cérebro são afetados. Como a DRC não tem cura, são utilizadas outras formas de filtrar o sangue do paciente através de tratamentos como  a diálise peritoneal ou a hemodiálise ou mesmo o transplante renal em casos mais extremos.

Porém, com hábitos saudáveis em relação a alimentação e prática de exercícios físicos é possível prevenir o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão e, consequentemente problemas que afetem o sistema renal. O diretor científico da SMN, José de Resende Barros Neto alerta que o que comemos pode definir a saúde dos nossos rins. Para ele “a raiz do problema é a alimentação. O consumo abusivo de açúcares, farináceos e produtos industrializados tem tornado essas doenças cada vez mais prevalentes e uma das consequências é o aumento nos casos de insuficiência renal crônica terminal. Deve-se atentar para isso ao invés de apenas tratar os galhos, enchendo os pacientes de remédios, e vendo o problema crescer dia a dia.”

A importância da prevenção é reforçada pelo presidente da SMN, Dr. Daniel Calazans, já que pela falta de sintomas iniciais, é possível que o indivíduo perca até 90% das funções renais sem perceber. “O objetivo do Dia Mundial do Rim este ano é destacar a necessidade de se prevenir e tratar o excesso de peso. A prevenção e uma avaliação constante com um profissional da área contribuem amplamente para a minimização ou eliminação dos problemas”.

Iluminar pra lembrar

Durante todo o mês de março, a Sociedade Mineira de Nefrologia e a Associação Médica de Minas Gerais vão iluminar a fachada do prédio das entidades – localizado na Avenida João Pinheiro, 161, em Belo Horizonte – com as cores azul e vermelho para chamar a atenção para o tema e reforçar a importância da prevenção desta silenciosa doença. Diversos pontos turísticos do país também terão iluminação especial com as mesmas cores para marcar o caráter preventivo das doenças renais com o combate à obesidade.

Relembre no vídeo como é fácil cuidar dos rins com hábitos saudáveis

Dicas importantes

Quando o assunto é o sistema renal, vale a velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar. E cuidados que se faz no dia a dia, para a saúde e o bem estar de modo geral, são decisivos para ajudar a nos mantermos livres das doenças nefrológicas. Algumas dicas para anotar e praticar sempre:

  • Praticar exercícios físicos regulares;
  • Evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras;
  • Controle de peso corporal;
  • Controle da pressão arterial;
  • Controle do colesterol e da glicose;
  • Não fumar;
  • Não abusar de bebida alcoólica;
  • Evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais;
  • Cuidar com quadros de desidratação;
  • Realizar, uma vez por ano, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins: dosagem de creatinina no sangue e análise de urina
  • Consultar regularmente seu clínico;
  • Não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica.
© 2012 Copyright, todos os direitos reservados.
Sociedade Mineira de Nefrologia.
Design by Thiago Peixoto
Avenida João Pinheiro, 129
Nossa Senhora da Boa Viagem
30130-183 :: Belo Horizonte/MG
T. (31) 3247-1616 :: nefrologia@ammg.org.br