Trabalhos Científicos

Até o 16º Congresso Mineiro de Nefrologia.
TRABALHOS TECNICO-CIENTÍFICOS
Data limite para envio 10 de abril de 2023
Submissão de Trabalhos www.smn.org.br/congresso
Divulgação do resultado dos trabalhos 27 de abril de 2023

Os trabalhos aprovados e apresentados no 15º Congresso Mineiro de Nefrologia serão publicados no Brazilian Journal of Nephrology (Jornal Brasileiro de Nefrologia).

NATUREZA DOS TRABALHOS

Os trabalhos deverão representar uma contribuição ao desenvolvimento da Nefrologia. Não serão aceitas as revisões de literatura, transcrições ou traduções, assim como serão recusadas reproduções ou adaptações de outros trabalhos apresentados em congressos anteriores e trabalhos que traduzam promoção comercial de determinada marca ou empresa.

Somente serão selecionados trabalhos que versem sobre temas vinculados à área de pesquisa e desenvolvimento científico da Nefrologia e serão apresentados apenas no idioma português.

HABILITAÇÃO DOS PROPONENTES

Em hipótese alguma será admitido trabalho sem que, pelo menos, um dos autores tenha formalizado a inscrição no congresso. O mesmo direito se estende aos convidados especiais e membros honorários, sendo, todavia, vedada a apresentação do trabalho no congresso por terceiros.

ENVIO DOS RESUMOS DOS TRABALHOS E ESTRUTURAÇÃO

O resumo do trabalho será enviado em um único arquivo sem nenhuma identificação de autoria e exclusivamente através do local apropriado na página oficial do evento. Não será aceito arquivo anexado. Será desconsiderado o resumo que contiver identificação de autoria. A instituição ou instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

A identificação do autor ou autores será feita apenas na própria página da internet no momento do envio do resumo e conforme as instruções contidas no sítio. Serão aceitos até 02 trabalhos por inscrito/CPF. Não haverá limite de autores por resumo nos trabalhos originais. Trabalhos da modalidade Relato de Caso poderão ter no máximo 08 autores.

O próprio autor poderá indicar a forma preferencial de apresentação no oral (sessão tema livre) ou pôster. Ficará a critério da Comissão Científica a definição do tipo de apresentação. O autor também deverá escolher o tema do resumo submetido: 

  • COVID-19
  • Diálise 
  • Distúrbios Hidroeletrolítico
  • Doença Mineral e Óssea
  • Doença Renal Crônica
  • Doenças Glomerulares
  • Fisiologia e Nefrologia Experimental
  • Hipertensão Arterial
  • Injúria Renal Aguda
  • Ligas Acadêmicas
  • Multidisciplinar
  • Nefrolitíase
  • Nefrologia Clínica
  • Nefrologia Pediátrica
  • Transplante renal

O trabalho será endereçado para uma área restrita da página oficial do evento, de acesso exclusivo da Comissão Técnica, na figura dos Coordenadores Técnicos.

Os resumos dos trabalhos deverão conter TODOS os itens a seguir apresentados, sem exceção:

  • Título: até 150 caracteres 
  • Introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão: até 1500 caracteres. Os resumos de relatos de caso deverão conter: Objetivo, relato do caso e conclusão.

Resumos que não atenderem às normas de formatação e limite de caracteres serão, sumariamente, eliminados.

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NO 15º CONGRESSO MINEIRO DE NEFROLOGIA E 6º SIMPÓSIO MINEIRO DE TRANSPLANTE RENAL 

Resumo. Este documento apresenta instruções para a preparação de resumo de trabalho para o 15º Congresso Mineiro de Nefrologia e 6º Simpósio Mineiro de Transplante Renal. O texto deste arquivo já está formatado segundo as normas do evento, é só digitar o resumo do seu trabalho. Por favor, lembre-se das seguintes diretrizes: a) neste campo, prepare um resumo até 1.500 caracteres; b) digite o corpo de todo o trabalho em uma única coluna; c) configuração da página em formato A4 (21 x 29,7 cm), margem superior de 3,5cm e demais margens de 2,5cm (não inclua molduras ou números de página); d) sempre use espaçamento simples e alinhamento justificado; e) não deverão ser incluídas referências bibliográficas, tabelas, figuras ou fotografias. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas; f) todos os símbolos devem ser definidos, conforme apareçam no texto; g) recomenda-se a utilização do Sistema Internacional de unidades (SI); o trabalho não pode conter nomes comerciais de produtos ou também propaganda comercial; h) deve ser estruturado (dividido em tópicos) em introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão, exceto o relato de caso que deve conter os seguintes tópicos: objetivo, relato do caso e conclusão.

Palavras-chave: Primeira palavra, Segunda palavra, Terceira palavra (máximo de 5) 

Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

DA REMESSA DOS TRABALHOS E PRAZO

Os trabalhos poderão ser enviados a partir de 30 de janeiro de 2023, sendo prazo máximo para recebimento dos mesmos no dia 10 de abril de 2023.

No dia 27 de abril de 2023, serão divulgados por e-mail para o autor responsável pelo trabalho o resultado oficial com a forma de apresentação do mesmo no Congresso.

PROCEDIMENTOS DE JULGAMENTO DOS TRABALHOS TÉCNICOS

A Comissão Científica, na figura dos Coordenadores Técnicos, exercendo a função de distribuidor, acessará página restrita da internet, com abertura protegida por senha de seu exclusivo conhecimento, para distribuição dos trabalhos recebidos aos julgadores.

Esta página conterá, para cada trabalho, o seu código específico, área e classificação e mais nenhum dado que possibilite a identificação do trabalho ou do seu autor ou autores.

Cada trabalho será distribuído aos julgadores, conforme procedimento interno da Comissão Técnica, sem que haja possibilidade de troca de informações entre os mesmos.

O resumo do trabalho deverá receber notas de 01 (hum) a 10 (dez) para cada um dos atributos definidos neste regulamento, as quais formarão a sua nota média.

Os critérios de julgamento dos trabalhos são:

  1. Originalidade
  2. Inovação 
  3. Conteúdo técnico 
  4. Relevância do tema 
  5. Qualidade 
  6. Conhecimento científico gerado

Na avaliação, a Comissão Científica levará em consideração: a originalidade, a relevância do tema, a qualidade da documentação e metodologia científica utilizada, e o conhecimento científico gerado pelo caso.

DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Tendo o trabalho sido selecionado, o mesmo deverá ser apresentado por pelo menos um dos autores (com inscrição paga), a fim de se submeter à premiação.

O apresentador do trabalho selecionado deverá fazer apresentação oral  ou pôster, em horários pré-determinados durante o Congresso. A ordem de apresentação será divulgada posteriormente pela Comissão Organizadora.

O autor apresentador deverá estar inscrito no Congresso para apresentação do trabalho. Caso não possa apresentar, um dos coautores deverá efetuar sua inscrição. Não será reembolsada a inscrição do autor (primeiro autor) do trabalho científico.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TEMAS LIVRES

A apresentação deverá ser realizada com projeção utilizando o software Power Point. Será permitida a inserção da logomarca da instituição. Os detalhes sobre a apresentação serão informados posteriormente. 

Cabendo a cada apresentador 08 minutos para exposição e 02 minutos, ao final da apresentação, abertos para perguntas e debates. O apresentador deverá estar disponível para discussão ao vivo no dia da apresentação.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

O autor responsável pelo trabalho selecionado para apresentação em poster receberá as orientações de preparo na ocasião do resultado. 

DA PREMIAÇÃO

No encerramento do 15º Congresso Mineiro de Nefrologia e 6º Simpósio Mineiro de Transplante Renal serão anunciados os 03 melhores trabalhos apresentados como tema livre e pôster. Os trabalhos premiados receberão certificado virtual especial.

DA RETIRADA DE TRABALHOS

A Comissão Organizadora, ouvida a Comissão Técnica, poderá retirar do evento qualquer trabalho que venha a conturbar o bom andamento do 15º Congresso Mineiro de Nefrologia e 6º Simpósio Mineiro de Transplante Renal.

DOS DIREITOS DE REPRODUÇÃO

Ao enviarem seus trabalhos ao 15º Congresso Mineiro de Nefrologia e 6º Simpósio Mineiro de Transplante Renal, os respectivos autores estarão concedendo à Sociedade Mineira de Nefrologia, automaticamente, os direitos de reprodução dos mesmos, independentemente da adoção de qualquer formalidade. A referida concessão isentará de qualquer remuneração ou indenização conferida ao(s) autor(es) e será válida para qualquer publicação vinculada à associação, impressa ou eletrônica, durante ou após o congresso, sendo sempre obrigatória a divulgação do(s) nome(s) do(s) autor(es).

Os trabalhos aprovados e apresentados no 15º Congresso Mineiro de Nefrologia serão publicados no Brazilian Journal of Nephrology (Jornal Brasileiro de Nefrologia).

CERTIFICADOS

Após o término do Congresso será conferido certificado digital do trabalho aprovado aos autores. Os certificados de trabalhos serão disponibilizados seguindo a ordem de cadastro dos autores no sistema. Não será possível alterar nomes de autores após a realização do evento.

IMPORTANTE: OS CERTIFICADOS NÃO SERÃO ENVIADOS PARA O E-MAIL DO CONGRESSISTA.

Realização

  • Marca da Sociedade Mineira de Nefrologia

Apoio Institucional

  • Marca da Sociedade Brasileira de Nefrologia

Empresa organizadora

  • Marca da Atma Eventos

Patrocínio Diamante

  • Astrazeneca

Patrocínio Ouro

  • Takeda
  • Fresenius

Patrocínio Prata

  • Takeda
  • Axial

Patrocínio Bronze

  • Contatti
  • Accord

Apoio

  • Intensivemed
  • Diálise
  • Amicen
  • Sanofi