SMN se reúne com deputado estadual Antônio Jorge

Publicado em 20 de junho de 2017 por SMN.

daniel-calazans-deputado-estadual-antonio-jorge

Hoje, aconteceu reunião com o deputado estadual e ex-secretário de saúde Antônio Jorge (PPS) e Dr. Daniel Calazans, presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia. Foram abordados temas como a falta de vagas para hemodiálise no estado, alternativas aos vazios assistenciais e diálise peritoneal.

Entendendo o cenário

Vivemos uma epidemia de DRC, 10% da população com algum grau de acometimento renal, 35 mil novos casos ano e já passamos de 122 mil em Dialise no Brasil.

Das 77 microrregiões de saúde , 22 delas não possuem serviço de TRS.

Em Belo Horizonte, há serviços devolvendo pacientes SUS porque não têm condições de arcar com o tratamento deles. No ano passado foi fechada uma clinica na capital mineira.

A Prevalência da Doença Renal Crônica (DRC) acompanha a realidade do Brasil: regiões desenvolvidas ultrapassando 550 pmp, enquanto no Norte do estado e no Vale do Jequitinhonha, prevalências próximas ao Norte do país, com 300 pmp. Nos países desenvolvidos como EUA a prevalência é de 1000 pmp.

Precisamos avançar no diagnóstico da doença, para isso precisamos implantar e adaptar a portaria 389, que mesmo publicada em março de 2014 não está sendo realizada de fato.

Apenas 40% dos serviços oferecem atendimento ambulatorial e a entrada dos pacientes na diálise são via urgência/emergência e sem acompanhamento prévio.

A SMN se coloca à disposição para aprofundar no assunto.

© 2012 Copyright, todos os direitos reservados.
Sociedade Mineira de Nefrologia.
Design by Thiago Peixoto
Avenida João Pinheiro, 129
Nossa Senhora da Boa Viagem
30130-183 :: Belo Horizonte/MG
T. (31) 3247-1616 :: nefrologia@ammg.org.br