SMN e Copasa discutem possibilidade de reaproveitamento de água

Publicado em 27 de março de 2017 por SMN.

reuniao-smn-e-copasa

Na manhã de hoje (27), o presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia (SMN), Daniel Calazans, se reuniu com o vice-presidente da Copasa, Antônio César Pires. Foi discutido o desconto nas contas de água das clínicas de hemodiálise. Hoje, o estado de Minas Gerais possui 83 clínicas de hemodiálise, com 11 mil pacientes, totalizando 143 mil sessões de hemodiálise/mês e, em cada sessão, são utilizados 120 litros de água. Isso sem levar em conta o gasto de água proveniente do reuso e limpeza do setor de diálise.

Foi discutida também entre as entidades a possibilidade de reaproveitamento da água utilizada nos tratamentos e que hoje é dispensada.

Embora a qualidade da água da Copasa seja boa,  as clínicas de hemodiálise precisam fazer um novo tratamento na água recebida pela empresa através de osmose, para que a água seja própria para o uso nos tratamentos dos pacientes, conforme estabelece a RDC nº 11/2014 da Anvisa. A legislação determina o nível aceitável de bactérias heterotróficas, endotoxinas e de coliformes fecais presentes na água.

A Copasa é uma das apoiadoras do 12º Congresso Mineiro de Nefrologia, que será realizado no próximo mês em Ouro Preto.

© 2012 Copyright, todos os direitos reservados.
Sociedade Mineira de Nefrologia.
Design by Thiago Peixoto
Avenida João Pinheiro, 129
Nossa Senhora da Boa Viagem
30130-183 :: Belo Horizonte/MG
T. (31) 3247-1616 :: nefrologia@ammg.org.br