SMN apresenta reivindicações do setor de nefrologia

Publicado em 23 de julho de 2018 por Thiago Peixoto.

Hoje, 23/07, foi realizada na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reunião entre a Sociedade Mineira de Nefrologia e o setor de Alta Complexidade e Assistência Farmacêutica. Estavam presentes Daniel Calazans (presidente da SMN), Heloisa Vianna, Daiana de Carvalho, Santusa Pereira, Silvia Marquez e Tamara Souza.

Entre os temas abordados estão:

Falta de medicamentos para tratamento da DMO e imunossupressores

A Coordenação da Farmácia informou que as medicações Azatioprina, Cciclospirina, Calcitriol e Calcijex são de responsabilidade do Estado e estão em falta devido a dificuldade financeira enfrentada pelas instituição. Segundo os responsáveis, os pagamentos foram interrompidos desde março de 2017 e as dívidas ultrapassam o valor de R$120 milhões.

A coordenação informou que ocorreu, neste mês, uma reunião entre representantes da SES-MG e seus fornecedores para sanar o desabastecimento. Na reunião, todos se comprometeram a tentar chegar um acordo até o mês de agosto para que a distribuição dos medicamentos seja normalizada.

Os fornecidos pelo Governo Federal, entre eles o Sirolimo, Everolimo, Tacrolimo, Micofenolato e Paricalcitol estão com seu fornecimento normal.

Extrapolamento de teto

Foi entregue à Coordenação da Alta Complexidade a listagem dos 29 serviços de nefrologia que informaram haver débitos de extrapolamento de teto junto ao Estado, sendo que a coordenadora de Alta Complexidade, Daiana de Carvalho, se comprometeu a apurar a situação e manter a SMN informada sobre a situação.

Falta de vagas em hemodiálise e vazios assistências

A SMN propôs políticas estaduais de incentivo a diálise peritoneal e a criação de novos serviços em regiões do Estado ainda desabastecidas.

Ao término da reunião, em tom de cordialidade, a SES-MG se comprometeu a analisar as demandas apresentadas e manter a SMN informada sobre a regularização e seus respectivos trâmites.

© 2012 Copyright, todos os direitos reservados.
Sociedade Mineira de Nefrologia.
Design by Thiago Peixoto
Avenida João Pinheiro, 129
Nossa Senhora da Boa Viagem
30130-183 :: Belo Horizonte/MG
T. (31) 3247-1616 :: nefrologia@ammg.org.br