Presidente da SBN se reúne com lideranças das regionais

Publicado em 16 de agosto de 2017 por SMN.

No dia 15 de agosto de 2017 foi realizada reunião com as lideranças das regionais do Sudeste. Estiveram presentes, o Professor Medina, Presidente da Sociedade de Nefrologia do estado de São Paulo, Prof. José Suassuna, Vice-Presidente da Região Sudeste, representando também o Rio de janeiro e Dr Daniel Calazans, Presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, e Dra Carmen Tzanno, Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Os presentes discutiram alguns aspectos considerados prioritários como a criação de um banco de oportunidades de carreira, como já é feito em outras sociedades médicas, como a American Society of Nephrology (ASN), obtenção de informações sobre dados de nefrologia. juntamente a serviços de nefrologia, clinicas de diálise e hospitais.

Prof Medina informou que a SONESP vem trabalhando para obter os dados das clinicas de diálise do Estado d São Paulo e somente a busca ativa de informações e o conhecimento dos dados poderão nos auxiliar na busca de soluções para o setor. Dr José Suassuna colocou a necessidade da obtenção de dados de casos de insuficiência renal aguda, pois o número de pacientes atendidos é desconhecido e os valores de reembolso são muito inferiores ao dos pacientes em tratamento crônico. Os presentes discutiram sugestões e Prof Suassuna deverá encaminhar ao Prof Medina o modelo da central de regulação do Rio de janeiro, que tem se mostrado eficiente e transparente na distribuição de vagas e no controle de acesso ao tratamento de pacientes crônicos. Dr Daniel Calazans comentou sobre o Congresso Mineiro de Nefrologia e presenteou com o livro com resumo do evento. Enfatizou também políticas para viabilização do Anatomopatológico da Biópsia Renal pelo SUS. Em relação ao Censo, citou que a Santa Casa de BH realizará um encontro para apresentação de dados e troca de experiência entre todos os serviços de Transplante.

Dra Carmen ponderou sobre a necessidade de refletir sobre a manutenção econômico-financeira da SBN em tempo de crise, tendo em vista a drástica redução de patrocínios da indústria farmacêutica, o “compliance” cada vez mais estrito do setor e a instituição de boas práticas éticas da sociedade. Um calendário anual de eventos de nefrologia para evitar eventos competitivos, o uso adequado da chancela da sociedade e a sugestão de um Congresso Brasileiro de Nefrologia anual, considerando que a verba do evento é usada para manutenção da sociedade. Foram feitas várias sugestões pelos presentes, como por exemplo, que os eventos regionais contribuam com um percentagem dos resultados para a nacional nos anos impares, da mesma forma que a Nacional faz repasse de um percentual para a regional sede no ano par. Um assunto trazido para a reflexão de sobrevida da especialidade, tendo em vista, que a Nacional é responsável pela revista cientifica, educação continuada, informativos, assinaturas de revistas, politicas publicas, representação etc.

A reunião transcorreu em clima de cordialidade e os presentes sugeriram que sejam feitas mais reuniões para aproximação e discussão entre as regionais da região.

© 2012 Copyright, todos os direitos reservados.
Sociedade Mineira de Nefrologia.
Design by Thiago Peixoto
Avenida João Pinheiro, 129
Nossa Senhora da Boa Viagem
30130-183 :: Belo Horizonte/MG
T. (31) 3247-1616 :: nefrologia@ammg.org.br