Dia Mundial do Rim 2018

Publicado em 09 de março de 2018 por SMN.

A Nefrologia mais uma vez marcou presença mundial: cerca de 550 atividades cadastradas no Brasil.

Corridas, mutirões, panfletagens, atos, cursos, palestras, eventos, manifestações, audiências, entrevistas, programas de rádio, Instagram, Facebook, etc.

Cada Nefrologista brasileiro foi o protagonista desta ação de conscientização de prevenção na sua clínica, na sua cidade, no seu Estado e de norte a sul.

A SBN esteve presente no Senado Federal na Audiência solicitada pelo ilustre senador Eduardo Amorim em homenagem ao Dia Mundial do Rim, que contou com a presença das Associações de pacientes renais, Farbra e FENAPAR, Dr. Yussif Mere, Presidente da ABCDT, Dr. Kleyton Bastos, vice-presidente da região Nordeste representando a Presidente da SBN, o presidente da regional de Minas Gerais, Dr. Daniel Calazans, da regional de Santa Catarina, Dr. Leonardo Vieira, Dr. Cyro Bruno da Regional de Goiás, Dra. Miriam Gomes da regional gaucha, Dr. Wagner Moura da regional de Pernambuco e do Departamento de Defesa Profissional da SBN. Um ato de conscientização sobre a necessidade de prevenção da doença renal crônica onde foram pautadas as dificuldades e demandas do setor.

A Presidente da SBN, Dra Carmen Tzanno e a Diretora Secretária da SBN estiveram na FIESP, em São Paulo, ouvindo a fala do Exmo Ministro da Saúde, Ricardo Barros e o Secretário de Atenção a Saúde, Dr Francisco de Assis Figueiredo. Lembramos o Dia Mundial do rim e informamos que o Brasil é o número UM no mundo em atividades na data. Todos os participantes do evento receberam um folheto sobre o Dia Mundial do rim, a importância da prevenção e da dosagem da creatinina.

Solicitamos a continuidade do grupo de trabalho da Nefrologia para avançar nos projetos e planos de trabalho já apresentados, entre eles a expansão da diálise peritoneal e a inclusão de procedimentos na tabela SUS da TRS, a brevidade da republicação da revisão da portaria 389 entre outros. Ficamos com a promessa de continuidade do trabalho e a busca de resultados.

A Diretora Secretária da SBN, Dra Ana Maria Misael marcou presença representando a SBN na reunião do Ministro da Saúde e sua equipe técnica, na AMB, com os representantes de todas as Sociedades médicas do País. Foram ouvidas as demandas de cada área com a promessa da busca de soluções.

© 2012 Copyright, todos os direitos reservados.
Sociedade Mineira de Nefrologia.
Design by Thiago Peixoto
Avenida João Pinheiro, 129
Nossa Senhora da Boa Viagem
30130-183 :: Belo Horizonte/MG
T. (31) 3247-1616 :: nefrologia@ammg.org.br